21 setembro 2014

INTELIGÊNCIA É ATIVIDADE



De acordo com Kent (1967) na linguagem do ofício, a palavra informação (aqui no sentido de Inteligência) não é apenas utilizada para designar os tipos de conhecimentos que discutimos e o tipo de organização que as produz, é usada como sinônimo da atividade que a organização desempenha.
Prossegue o autor dizendo que é a informação como processo, e a preocupação primordial é com o grande número de problemas metodológicos, de diversas naturezas, características do processo de produção de informações.
O conhecimento que deriva do processo de produção de informações tem duas utilizações: i) serve para o uso preventivo ou defensivo, uma vez que alerta com antecipação dos problemas e dos desígnios do adversário que pode estar agindo contra a organização; ii) serve também para o uso positivo e antecipado da própria política ativa externa ou da estratégia administrativa da organização.
Mas, o que há de importante perceber é que, qualquer que seja a diversidade de sua utilização, o conhecimento é produzido por um processo de pesquisa.
As vezes a pesquisa é formal, altamente técnica e trabalhosa; outras vezes é informal, sem técnica e rapidamente feita ou obtida. Na maioria das vezes um plano de produção de conhecimento requer diversos analistas trabalhando coletando e buscando informações de diversas fontes, outras vezes é executado em um minuto ou menos dependendo da oportunidade.
Os processos de pesquisas, particularmente os de produção de conhecimento em organizações policiais, são iniciados de duas maneiras principais.
Primeiro, quando os dirigentes e elaboradores da política começam a formular algo novo para tornar eficiente a missão institucional, e nesse caso devem pedir as informações antecedentes (devia ser feito com mais frequência). Isto significa estimular o pessoal da inteligência a se lançar sobre uma pesquisa e a um processo de levantamentos com objetivos específicos. Segundo, quando os agentes do processo de inteligência são levados por seu próprio trabalho sistemático e contínuo de levantamentos sobre determinados temas considerados relevantes para a política de segurança.
Levantamento, tem o significado de observação do que acontece dentro e fora da organização e a tentativa deliberada de descobrir o sentido dos acontecimentos. O processo real de observação tem lugar no ambiente organização e pode ser feito de forma ostensiva, velada, virtual ou de todas as maneiras associadas.
E alguns países estrangeiros, as organizações de aplicação da lei fazem isso de forma massiva (principalmente em fontes abertas) com departamentos e uma multidão de funcionários ostensivos e outros credenciados, cujo dever é monitorar os acontecimentos e manter-se atento e relatar o que apreenderem. Cada um deles tem seu campo especial de interesse e competência e mantém seus chefes a par das novidades em tempo real e com antecipação. O trabalho deve ser suplementado com atividades de operações de inteligência por meio de agentes em campo ou recrutadores encobertos para descobrir e relatar os assuntos que são mais difíceis de verificar abertamente.
KENT, Sherman. Strategic Intelligence. Biblioteca do Exército. 1967.